segunda-feira, 5 de março de 2012

[Tutorial] Particionado cartão SD e habilitando partições

Nesse tutorial iremos particionar o cartão sd em 3 partes, EXT, SWAP e FAT32.

Partição" EXT"

Espaço que servira de auxilio a memória interna do seu aparelho, irei usar de Ex o Galaxy 5, ele possui memória interna em torno de 180 Mb, após habilitar a partição EXT o espaço total sera de 180Mb + o espaço EXT definido por você.

Partição "SWAP"

Espaço que servira de memória virtual no auxilio a memória ram do aparelho, cuidado ao utilizar a memória SWAP, pois ela fara uso constante do seu cartão e caso a leitura não seja rápida (geralmente cartões genéricos ou de classe baixa) ao invés de te ajudar irá comprometer o desempenho o seu aparelho. Qualquer remoção do cartão sem o desligamento correto do aparelho pode comprometer sua instalação Android e principalmente danificar seu cartão.

Os cartões possui categorias denominadas CLASSE. Essa classe diz qual a taxa de transferência de leitura/escrita por segundo. Quanto maior sua classe, mais velocidade desempenho o cartão terá.

Class 2 - 2 Mb/s
Class 4 - 4Mb/s
Class 6 - 6Mb/s
Class 10 - 10Mb/s
UHS-I 104 Mb/s

Partição "FAT32"

Espaço reservado para armazenar seus arquivos, fotos, videos, musicar e etc...

Particionando o cartão (Usado cartão de 2Gb como ex), com uma noção básica de utilização do CWM vamos as instruções.



1- Reinicie em modo Recovery (Recuperação), e no menu CWM selecione "Mounts and storage" - "Format/ sd card" , para limpar qualquer outro particionamento realizado anteriormente e apagar todos os dados do cartão.
2- Volte ao menu principal do CWM e selecione "Advanced" - "Particionar SD Card".
Escolha os valores a seguir para as partições.
Ext Size - 512Mb (esse espaço fica a seu critério lembrando que servira de memória interna auxiliar para seu aparelho no meu SD de 8G uso 1024Mb)
Swap Size - 64Mb (Use no máximo 128Mb)
O restante do cartão será usado como FAT32.
3- Volte ao menu principal CWM e selecione "Wipe data/factory reset" - "Yes - - delete all user data."

Caso haja problema com o cartão durante o processo de execução no CWM selecione "Advanced" - "Reboot Recovery" e o cartão será detectado novamente após o reinicio do CWM. Se necessario repita os passos do particionamento.


Habilitando partição EXT.



Baixe e instale o app S2E (Simple2Ext) gratuito no Market. Depois de instalado abra o app, permita o acesso root (tenha cuidado para não marcar nada errado) aperte o botão "Menu" - Selecione "Definições" - e marque a opção "Montar como ext4", em seguida reinicie o aparelho.

EDIT ----

Depois de muito tempo sem precisar resetar meu aparelho, tive um problema e tive que resetar, refiz o particionamento mais tive um problema na hora de habilitar o s2e toda hora que motava como ext4 não conseguia habilitar as aplicações, então refiz o particionamento e não montei como ext4 somente habilitei as aplicações. Deu tudo certo, vai a dica, se tiverem esse problema podem tentar.


Refiz desse processo abaixo.


Após seu aparelho reiniciar abra o app S2E no menu principal do app selecione as caixar "Aplicações" - "Aplicações privadas" - "Cache Dalvik" e "Cache de downloads", Reinicie o aparelho.




Após reiciciar o aparelho baixe e instale o app "FreeSpace" (gratuito no market),


Esse app ira te monstar em detalhes o uso de todas as partições utilizada.



Cache - usado para acelera a abertura dos apps.
Data - espaço interno do aparelho. (Tenho vários apps instalado em meu aparelho e não esta nem na metade da memória interna.)
Ext - Partição ativada pelo S2E e sendo utilizada para controlar o Cache e alocação dos apps.
SD-Card - Partição FAT32 criado para armazenar seus arquivos.
System - Uso interno do aparelho.


Habilitando partição SWAP.


Por padrão a partição SWAP vem desabilitado, para habilitar abra o app "Terminal Emulador", se não tiver instalado baixe no market.
Se o teclado não aparecer aperte o botão menu em seguida selecione "Abrir teclado".
Digite "su" (Super User) e aperte enter, conceda permissão de super usuário.



Digite "madconfig swapon" e aperte enter.



Feito esse processo reinicie o aparelho, pode ser manualmente ou no terminal mesmo digite reboot e em seguida enter.

Após reiniciar o aparelho certifique-se que a opção "Compcache" esteja desabilitada, vá em "Configurações" -  "Configurações CyanogenMod" - "Performance" - "Usar Compacache" - Marque a opção "Desabilitado", e reinicie o aparelho.

Posso afirmar que depois que particionei meu cartão sd, tive um aumento muito considerável tanto na velocidade do meu aparelho, como na memória interna (com todos meus apps e jogos instalados ainda tenho 138Mb de memória interna livre).


Fonte e créditos "felipearon.net".


Qualquer duvida poste um comentário

João Paulo - Android Jp

115 comentários:

  1. na hora de digitar su e depois madconfig swapon, fala not found.
    Foi tudo feito como o tutorial.
    ZTE Blade - Cyanogenmod 7.1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vc digita su, aparece uma mensagem pedindo permissão de super usuario ???

      Excluir
    2. Parece que você não tem o Super User, instalado...

      Excluir
    3. estou com o mesmo problema i tenho o Super user instalado

      Excluir
    4. Provavelmente o JP não mencionou que esse sistema só funciona na ROM do Cyangenmod

      Excluir
  2. Sim, e concedo a permissao de superusuario, mas depois de digitar madconfig swapon fala: not found.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite

    Faz o seguinte então. Baixe o app "Swapper for root" no market, abra e de permissão de super usuário, selecione a caixa "Active Swap on Boot" Embaixo deve estar "SD Card EXT Partition" e na ultima caixa coloque no maximo 128Mb depois salve.

    João Paulo - Android Jp

    ResponderExcluir
  4. O Swapper for root 2 não é melhor? Qual a diferença?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Swapper for root 2 nunca usei, então não posso dizer se é melhor.

      João Paulo - Android Jp

      Excluir
  5. Mas e aí, e a partição que criei pro swap vai ficar sem usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom

      Vc pode refazer o particionamento e não colocar valor para a partição swap, nunca particionei assim, mais tenta ai.

      João Paulo - Android Jp

      Excluir
  6. Parabéns pelo tutorial. foi o melhor e o mais bem explicado que achei na rede... Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado

      Estamos aqui para isso.

      João Paulo - Android Jp

      Excluir
  7. Respostas
    1. 1- Reinicie em modo Recovery (Recuperação), e no menu CWM selecione "Mounts and storage" - "Format/ sd card" , para limpar qualquer outro particionamento realizado anteriormente e apagar todos os dados do cartão.

      Grato

      João Paulo - Android Jp

      Excluir
    2. Caro João, no meu CWM não aparece nenhuma das opções acima necessárias para seguir os passos:
      "Format/ sd card" e "Advanced", o q eu faço?

      Celular: Samsung gt-i5510t

      Excluir
    3. Atualize seu CWM.


      João Paulo - Android Jp

      Excluir
  8. João,

    Ainda não fiz o particionamento do cartão, mas vou fazer... Fiquei com uma duvida: Quando fizer o particionamento eu perco todos os dados amarzenados no cartão de memoria? Vou ter que fazer um backup antes?

    Desde já agradeço a atenção..


    Oliverio/ RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim o processo ira formatar o cartão de memoria, então o backup é essencial.

      João Paulo - Android Jp

      Excluir
  9. Beleza, já fiz o particionamento e senti uma leve mudança, leve mas significativa. Outra coisa, vi num outro topico no qual uma pessoa te questionava sobre a performance do CPU e vc deu uma dica. A dica era entrar nas config. Cyanogem -> performance -> Conf. de CPU e alterar a frequencia maxima para 768. Fiz todos os passos mas a configuração não salva e trava o celular. Tenho que tirar a bateria e reiniciar. Tem alguma explicação para isso? Teria outra maneira de alterar essa configuração?


    Olivério/ Canoas-RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde

      Altere a conf, coloque o cpu mais baixo tipo 748 ou menos e vai testando qual fica melhor no seu aparelho e selecione a caixa "Definir na inicialização" assim toda vez que vc desligar e ligar a vai ficar a conf que vc escolheu

      João Paulo - Android Jp

      Excluir
  10. muito obrigado pelo tutorial. mais sem querer zuar, eu acho que ia ser melhor colocar imagens ilustrativas, ou até um vídeo tutorial para as pessoas que não intendem muita coisa sobre partições.

    mais fora isso, o tutorial esta muito bom obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou colocar sim, acontece que meu tempo ta meio corrido, estou demorando até para responder as duvidas, mais vou fazer o possível.

      Grato

      João Paulo - Android Jp

      Excluir
  11. amigo, fiz e deu tudo certo, mas depois disso meu celular (galaxy 5) ja travou umas 7 vezes no mesmo dia, e continua travando, sabe como posso resolver? (meu cartão sd é de 8gb)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite

      Tenta refazer o processo novamente, o meu cartão tmb é de 8 gb e não tenho nenhum problema referente a travamento, teve uma melhora significativa referente a velocidade e espaço na memoria interna.

      Qual rom vc esta usando???

      Excluir
  12. Muito bom o tutorial, mas só funciona com Cyanogenmod, né? Não tem um jeito de habilitar as partições em outras ROMs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca testei em outra rom, mais acredito que seja apenas para cyanogem, mude sua rom para a cyanogem e esta resolvido...

      Abraço

      João Paulo - Android Jp

      Excluir
  13. Eu selecionei até o Aplicativo Data no S2E, recomendaria todas as pessoas fazer meu uso agora da memória interna é 3mb (: E tipo lá na segunda parte desse tutorial pede para desabilitar o "Usar Compache" Recomendaria vocês a não fazer isto, porque o celular fica mais rápido normal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde

      No meu aparelho Galaxy 5 não tive problema na desabilitação do Compache, mais fica ai a dica, testem se realmente ficar melhor habilitado ou desabilitado.

      João Paulo - Android Jp

      Excluir
    2. Realmente ele fica mais rápido com o compache habilitado'... Mas o resto deve ser igual o tutorial...

      Excluir
  14. Recomendo que selecione tudo no S2E (Selecionei e não me arrependo nenhum pouco) E não desativem o Compache, porque meu celular ficou mais lerdo quando fiz isto ;x

    Posso estar errado, mas sê eu estiver alguém me corrigi'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo o que eu disse, não faça isto husahsua', faça como no tutorial sê selecionar tudo o celular ficara lerdo...

      Excluir
  15. Eu fiz os passos, só que depois que reiniciei ele, aparece Samgung ... e fica numa tela preta... não consigo fazer mais nada... oO
    Alguém me ajuda, por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde

      Tira a bateria e religa, se não der certo, reinstala a rom.

      João Paulo - Android Jp

      Excluir
  16. e aí jp td trank?!!
    seguinte fiz td certinho como no tutorial....
    e meu galaxy 5 é outro, posso garantir!!
    ficou bem melhor...!
    mas minha memoria interna continua a mesma!
    ja até acabou com a instalação dos meus aplicativos..
    meu sd card é d 4 gb...
    e outra, quando abro o freeSpace [root] na parte do EXT, TA TUDO ZERADO... isso é assim mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite

      Na verdade teria que aparecer o espaço que esta sendo usado...
      Se tiver algum problema reinicia o processo.

      João Paulo - Android Jp

      Excluir
  17. Ola. Ja instalei varias roms no meu aparelho e nada de funcionar s2ext. Fica indisponivel as opcoes mecionadas para serem marcadas? Ao editor do blog o que mim resta a fazer? Atualmente to com uma cynogem 7 no galaxy young. Nao e uma rom oficialmente. E se encontro uma outra por ai para galaxy y posta no blog. E tambem seria bom posta um tuto de ajuste da cynogem7 pois a tenho ainda apresenta um problema de cor como se fosse gama. Precisava muito resolver este tambem da rom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estarei pesquisando a atualização para seu aparelho.

      Grato

      João Paulo - Android Jp

      Excluir
  18. Quando particiono como mostrado nesse tutorial, os app's vão sozinhos para o cartão? porque um colega meu ia fazer isso pra mim mais deu erro ai achei esse tutorial e fiz. o que o meu colega tentou fazer e com o link2sd. ele passa tudo sozinho pro cartão. e esse eu posso baixar e instalar o link2sd, ou ele já faz isso sozinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual modelo do aparelho e versão do sistema????

      No aguardo

      João Paulo - Android Jp

      Excluir
  19. Ola amigos.
    Como vão?

    Quando reinicio meu galaxy Ace no modo recovery (CWM), não aparece a opção mounts and storage.

    Como faço para realizar todo o processo.

    pinheiro.anjos.dan@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualiza o seu CWM, e tenta novamente, depois posta o resultado.

      João Paulo - Android Jp

      Excluir
    2. Atualizar o CWM???
      Eita.... nunca ouvi falar nisso.
      Vou procurar como fazer aqui.
      Mas se puder me ajudar João Paulo.

      Valeu.

      Excluir
    3. Olá João Paulo.
      Tudo na paz.
      Busquei informações no nosso amigo Google e já atualizei meu CWM.
      Agora celular entrou em modo BootLooping infinito!!!
      Não entra de forma alguma!

      Excluir
    4. Qual o modelo do seu aparelho e versão,
      vai ser preciso reinstalar a rom..

      João Paulo - Android Jp

      Excluir
  20. João Paulo qual seria a diferança entre o Paragon Hard Disk Manager 2012 e o seu tutorial??? tem como fazer isso no meu motorolla xt317?? vc podia criar video aula seria mais facil!!!

    ResponderExcluir
  21. Cara tô desperado aqui.
    Fiz somente o primeiro passo do tutorial: "Format/ sd card" Quando fui fazer o segundo: "Advanced" - "Particionar SD Card", não aparece esta opção no meu cel.
    Estou com o ICS
    E o pior, fui copiar os arquivos do PC para o cartão já que tinha apagado tudo e o celular não reconhece nenhum arquivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu CWM esta atualizado???
      Ainda não testei o ICS então não posso dizer se tem essa opção, se alguém souber ai de uma dica...

      João Paulo - Android Jp

      Excluir
  22. João Paulo, eu já fiz a atualização da room normal. Porem ainda acho meu V880 muito lento, se eu fizer este processo ai vou perder todos os apk e configurações instalados (os padrões e os do cartão)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O processo ira resetar o aparelho apagando todos os dados aplicativos, aconselho fazer um backup dos arquivos e apks.


      João Paulo - Android Jp

      Excluir
  23. alguem me ajude eu fiz tudo até
    "3- Volte ao menu principal CWM e selecione "Wipe data/factory reset" - "Yes - - delete all user data."
    e apartir dai quando iniciei o telemovel faz loop ao arrancar e nao avança. por favor ajudem me

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tira a bateria e tenta ligar novamente.
      Qual modelo do aparelho e Rom???
      Talvez seja necessário reinstalar a rom.

      João Paulo - Android Jp

      Excluir
  24. Existe alguma maneira de particionar o cartão sem precisar ser pelo modo Recovery? Meu botão de volume deu pau e ainda não lançaram uma versão touchscreen dele ):

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconheço outra maneira, se alguém souber da uma dica ai.

      João Paulo - Android Jp

      Excluir
  25. Cara muito Bom <Funfo de boa aki !!!Ajudou muito Blog ta bom Continue assim amigo...
    Galax Gt Android BbadRom
    Cartâo :Dois G<Bts Cem % show de bola !!!
    Até a Pxima 9Teclado9 Ta<Ruim kkkk...;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado

      Fico feliz por ter ajudado


      João Paulo - Android Jp

      Excluir
  26. No meu Lg E510f funcionou corretamente, só o S2e que não quis rodar, então usei o Link2sd para formatar em ext2, agora é só alegria, depois de re-instalado todos os apps que usava sobrou uns 110 Mb, antes com os mesmos apps só sobrava 18 Mb, obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado

      Fico feliz

      João Paulo - Android Jp

      Excluir
  27. amigo.. quando eu estava fazendo o procedimento de particionamento, ele fez, pediu p reiniciar e nao o fez. dai eu tentei ligar e nao liga mais. e agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual modelo do seu aparelho e versão???

      João Paulo - Android Jp

      Excluir
    2. Samsung Galaxy 5 GT-I5500 - Android 2.2

      Excluir
    3. Isso tbm aconteceu no meu... mesmo aparelho e versão... não tenho ideia do que fzer... e agora??

      Excluir
  28. Kra, é o seguinte:
    Fiz tudo q vc falou aí no blog..
    Mas quando chegou na parte do madconfig swapon, deu "not found"
    -Resetei o terminal, reiniciei o aparelho, baixei o Swapper Configuration, fiz passo-a-passo e depois reiniciei o aparelho de novo.

    E agora ? As partições dele já tá funcionando ?
    O meu aparelho é o Galaxy 5.

    Obs.: Deu tudo certo. Mas é só essa minha dúvida.

    Marcel Allef - Natal-RN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual a versão do seu aparelho???


      João Paulo Android - Jp

      Excluir
  29. tentei td q eh jeito e nd.. liguei no carregador, modo download, tirei bateria por 1 dia td e nd.. nao liga d jeito nenhum......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual modelo e versão do seu aparelho???

      João Paulo - Android Jp

      Excluir
  30. No LG P698f não habilita as caixas do S2E para serem marcadas, a partição Ext não aparece e o Swap não funciona. O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo problema que eu estou tendo no meu LGE510f, o Hub.

      Excluir
  31. galera seguinte com ZTE-V880/blade.
    essa partição swap eu deixava ela com 200 mb .
    funfou de boa com o cyanogenmod 7.1/7.2
    mais a cyano dava muito bugs tipo desligar de vez em quando atoa.
    pensei em diminuir o overclock e reinstalei tudo do 0.
    dps disso eu entrava no cyano normal fazia swap e reiniciava e sempre loop infinito no boot inicial da rom.
    então pensei vou diminuir o clock.
    formatei novamente,deixei o clock em 600 normal e fiz mesmo procedimento, e denovo deu loop infinito com o swapp entao pensei.
    e vou dar uma dica para voces.
    quando vcs intalarem o swap pelo amor de deus não vao em memoria swap que o proprio cyanogen faz pq e o seguinte qando vc faz o swap pelo programa swapper ele funfa normal mais se vc for pelo swap da cyano e clicar em qualquer uma das opçoes,tipo la tem 12/24/36/48 acho que e isso,nao mecham nisso isso ai da bug na rom.
    entao ao instalarem swap normal nao mecham no swap da rom da cyanogen ,façam overclock que funfa 100% de ate no maximo 800 mhz pq o processador do samsung ace e o mesmo que o do zte blade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valew a dica ai...

      Quem tem ZTE tenta ai...


      João Paulo - Android Jp

      Excluir
    2. E quanto ao LG P698f, pode me ajudar? Cheguei a criar a partição perfeitamente pelo tutorial, mas quando abrimos o Space ela não aparece, no Link2SD dá a info que a partição está "não montada". O Swap não funcionou... Se puder me dê aí uma ajuda. Obrigado.

      Excluir
  32. Ola amigo, fiz tudo certo como descrito, mas to tento problema na instalação de apps, nao consigo instalar nada nem pelo market por apk... quando começa o processo de instalação o celular reinicia! o que pode ser? aparelho: galaxy mini, Rom: cyanogemmod 7.2, uso um cartão de 8Gb, particionei 1Gb,e 128 no swapper for root!

    ResponderExcluir
  33. ola amigo, fiz tudo de acordo com o topico, porem meu ace agora nao inicializa . fica dando reboot toda hora, me ajuda to desesperado

    ResponderExcluir
  34. """""""""" 1- Reinicie em modo Recovery (Recuperação), e no menu CWM selecione "Mounts and storage" - "Format/ sd card" , para limpar qualquer outro particionamento realizado anteriormente e apagar todos os dados do cartão. """""""""""

    Como faço isso? eu uso o Galaxy Y Duos
    Qdo eu inicio segurando Volume+,Desligar,Botão Principal
    Nao mostra nada disso que vc ta pedindo ai em cima.

    ResponderExcluir
  35. Olá Brother realize o processo pelo app swapper para aumentar minha Ram no milestone 1 não senti diferença alguma instalei esse emulador aii digito o su normalmente dou a permição mas quando digito o segundo item mad... da nout foud o que aconteceu ?? esta certo msm este código q vc digitou eu preciso msm dar autorização para usar o Swapper ?? VALEW

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa opção Wap pelo terminal só funciona na versão cyanogenmod.


      João Paulo
      Android - Jp

      Excluir
  36. mano pelo amor de deus, eu fiz td, nao deu certo e td mais, ai eu deixei pra la, mas tenteir retira a partiçao, nao deu certo, fiz esses passos q vc falo: 1- Reinicie em modo Recovery (Recuperação), e no menu CWM selecione "Mounts and storage" - "Format/ sd card" , para limpar qualquer outro particionamento realizado anteriormente e apagar todos os dados do cartão.
    ai quando fui ver o tamanho do meu sd de 8GB ainda nao tava no tamanho de fabrica.
    oq eu faço??
    desde ja obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Formate pelo computador.


      João Paulo
      Android - Jp

      Excluir
  37. como faço para encontrar o compcache do cyanogenmod9 do G5? só falta isso para terminar tudo, eu usei o terminal emulator, coloquei "su" "system/bin/compcache stop, funciona assim tbm?!?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu vou instalar os aplicativos faz é reiniciar o celular Galaxy 5 cyanogenmod9, te como arrumar?!?!

      Excluir
    2. Ainda não usei o cyanogenmod9, então não posso ajudar amigo.


      João Paulo
      Android - Jp

      Excluir
  38. Ola a todos. Achei o tutorial muito interessante mas fiquei com uma duvida. Caso eu queira, por algum motivo, trocar o sd por um de maior capacidade por exemplo, alem de excluir as particoes do cartao, não é preciso fazer alguma configuração no android em relação à partição swap, por exemplo, que não existirá mais? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A partição Swap vai estar no cartão, se trocar o cartão tera que fazer o mesmo processo no novo cartão.


      João Paulo
      Android - Jp

      Excluir
  39. Alguem sabe cmo desabilitar o touch do cel? Tenho um motorola dext, baixei o app Screen Lock / disable touch mas nao to conseguindo configura -lo

    ResponderExcluir
  40. fiz todo o procedimento, porem no s2e não esta habilitando caixar "Aplicações" - "Aplicações privadas" - "Cache Dalvik"??

    o que devo fazer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde

      Depois de muito tempo sem precisar resetar meu aparelho, tive um problema e tive que resetar, refiz o particionamento mais tive o problema na hora de habilitar o s2e toda hora que motava com ext4 dava não conseguia habilitar as aplicações, então refiz o particionamento e não montei como ext4 somente habilitei as aplicações. Deu tudo certo, vai a dica, se tiverem esse problema podem tentar.

      Excluir
  41. nao façam isso.. eu fiz e perdi o aparelho. nao ligou mais :S

    ResponderExcluir
  42. Tenho uma dúvida: como faço para utilizar o CWM? Pois eu baixei o app mas não consegui entrar no menu CWM no modo recoovery porque ele não aparece... O que eu faço?
    O meu smart é o Galaxy Y Duos...
    Desde já agradeço...

    ResponderExcluir
  43. Parabéns pelo tutorial. Consegui criar a partição de swap utilizando o app Swapper for root (deu a mesma falha descrita em um dos comentários. O celular está voando!

    ResponderExcluir
  44. Meu celular não liga mais. Quando eu reiniciei após o processo do S2E começou dar erro em tudo, falava que tudo precisava ser fechado, aí quando fui ligá-lo novamente fica travado na tela DooMKernel, que foi o que modifiquei. E agora?

    ResponderExcluir
  45. galera eu particionei o meu d 4gb mas agora so aparece 2,5gb eu ja tentei d tudo pra ver se volta mas n tow conceguindo alguem souber da uma luz smartphone galaxy 5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite

      Formata o cartão através do celular no menu configurações, armazenamento.

      João Paulo

      Excluir
  46. No LGE510f, Hub, não consigo habilitar a partição EXT pelo S2E, as caixas que devem ser selecionadas não ficam habilitadas e o Swapper diz que o comando solicitado não existe... estou usando a versão original do aparelho.

    ResponderExcluir
  47. TE AMOOOO JOÃO! Só funciona da Cmod7, não rola em outra.

    ResponderExcluir
  48. o meu galaxy ace plus toda vez que reinicio ele ele nao liga vai para tela do owm o que eu fasso ?????

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Show ja tinha feito muita coisa pra poupar espaço mas esse tutorial foi 10, parabens

    ResponderExcluir
  51. Boa tarde amigo.
    Estou tendo um problema, fiz todo o procedimento porém quando abro o FreeSpace, a partição EXT aparece em branco, como se não estivesse montada.
    Outra coisa, no meu S2E não tem o item APLICAÇÕES com o caminho /sd-ext/app, tem apenas o Aplicações com o caminho /data/app.

    A versão do meu android é a 4.2 no Galaxy 5.

    Pode me ajudar a respeito?

    E eu não poderia deixar de comentar sobre o post, está muito bom, deu tudo certinho msm, com exceção das informações acima :-)

    ResponderExcluir
  52. Boa noite a todos

    Desculpem minha ausência, estou com o tempo apertado, porém assim que deu uma folguinha estarei tentando sanar todas as duvidas.

    João Paulo

    ResponderExcluir
  53. ola bom dia.. eu to com um problemao.. aki eu fiz tudo oq vc falo mais la no app s2e nao da pra seleionar as aplicacoes l no comeco.. nao sei oq fazer vc pode me ajudar??

    ResponderExcluir
  54. galera depois de uma era tentando descobrir por q nao de certo eu emfim descobri.. akeles q tao com problema com o swarp ou o a cena do ext la no s2e e so baixar um kernel q seje compativel por q o kernel q eu estava nao tava funcionando ai baixei outro e deu o que deu certo aki e Compact 1.3 do galaxy y duos

    ResponderExcluir
  55. cara nao da pra ativar o swap oque faço? acontece:
    madconfig: not found
    tem como ativar sem baixar app?

    ResponderExcluir
  56. tmb estou com o mesmo problema na hora de ativar a swap,qnd digito madconfig swapon: not found. Quero saber como resolver isto. Vlw!

    ResponderExcluir
  57. Fiz tudo mostrado no tutorial e o meu smart não conseguiu ainda ler as partições criadas, principalmente o terminal emulator (o meu aparelho já estava rooteado. O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só para lembrar o meu smart é o LG Optimus L3 e405f

      Excluir
  58. Aqui não deu certo a parte do comando. O SU funcionou mas o resto deu erro aqui. O aparelho é um 7301 da Genesis com android 4.2. É uma merda não da pra tocar armazenamento nem adicionar swap nessa versão do android.

    ResponderExcluir
  59. Eu, particionei 512 megas de memoria usando CWM também, ai o meu celular desligo-se e depois não quis ligar mais.

    AJUDAAAAAAAAA POR FARVOR

    ResponderExcluir
  60. eu fiz e quando foi reiniciar deu erro e agora só fica na tela de RAMDUMP Mode...e agora?

    ResponderExcluir
  61. como faço para desfazer todo esse processo o meu cartão é de 8g....

    ResponderExcluir
  62. O S2E não é compatível com a versão do meu android (4.3.1) algum substituto?

    ResponderExcluir

Ubuntu

Ubuntu
O melhor